Muitas pessoas acreditam que as dietas rápidas (com 3 dias, 1 semana ou 2 semanas de duração) sem gorduras são a melhor resposta para o emagrecimento. Muita gente acredita que evitar gorduras é uma boa forma de emagrecer… apesar disso a nossa sociedade está mais obesa ano após ano. As comidas light e dietas de emagrecimento são cada vez mais populares e a obesidade não diminui… Por quê?

Quem tem excesso de peso ou obesidade quer emagrecer rápido com uma dieta de duas semanas – o resultado é um perder alguns quilos que depois voltam no mesmo tempo em que desapareceram. Ninguém quer mudar os seus hábitos e criar um plano alimentar balanceado e com alimentos saudáveis. Porque é que você não emagrece e manter o peso? O problema é a informação que os media difundem… O problema está em pensar que duas semanas de esforço leve vão resolver todos os problemas de peso agora e para o futuro.

Emagrecer: Quantidade e Qualidade da Alimentação

É difícil de admitir, mas as pessoas são obesas porque comem mal e comem muito… Comem muito e mal durante muito tempo. Duas semanas de alimentação saudável por ano não são suficientes para corrigir o mal de anos de alimentação prejudicial à saúde que leva a um aumento do peso.

Existem 52 semanas num ano… O que vai fazer nas outras 50 semanas? Comer para engordar? As dietas rápidas não são eficazes porque apenas melhoram a sua condição temporariamente e não incentiva a reeducação alimentar.

Hoje em dia sabe-se mais sobre como emagrecer do que se sabia à 15 anos atrás. Na ausência de grandes mudanças como uma cirurgia bariátrica, o emagrecimento rápido leva em muitos casos a um ganho de peso repetitivo. É importante não voltar aos maus hábitos e continuar sempre com os bons hábitos alimentares para uma vida saudável e sem obesidade.

O emagrecimento rápido só é necessário para pessoas que sofrem de obesidade – mas a maioria das pessoas quer emagrecer por razões cosméticas. Qualquer regime de emagrecimento rápido não é apropriado para pessoas que só precisam perder entre 1 e 12 quilos. Quem tem excesso de peso ou obesidade quer acreditar em remédios, comprimidos e outros produtos que prometem um emagrecimento rápido. As embalagens e publicidades afirmam resultados espetaculares e incríveis e pouco tempo. A realidade é que estes produtos para emagrecer são inúteis se você não melhorar a sua alimentação e os seus hábitos de exercício físico.

Perder Peso… Que Tipo de Peso?

Existem várias formas de perder peso, primeiro podemos perder peso derivado da perda de água sem perder gordura. Também é possível perder peso devido á perda de massa muscular, isto acontece especialmente quando as pessoas comem poucas proteínas e poucos alimentos saudáveis.

As dietas rápidas incentivam as dietas yo-yo e as dietas compulsivas, que criam ciclos de perda e ganho rápido de peso. Estes ciclos de perda e ganho de são maus para a saúde e auto estima… É melhor manter o excesso de peso do que descer e subir. Todas as pessoas procuram aquele segredo especial e querem o “comprimido mágico” para emagrecer. Toda a gente quer que seja fácil. Não existem formas fáceis para emagrecer permanentemente com saúde, mas existe um segredo. Provavelmente esse segredo não é o que quer ouvir…

A fórmula para emagrecer é simples: tem de queimar mais calorias do que consome. Como se faz isso? Faça exercício cardiovascular! A maioria das pessoas subestima a importância do cardio na sua rotina de exercício físico.

Se realmente quer perder peso, tem de fazer exercício físico para emagrecer algumas vezes por semana. Você tem de encontrar uma forma de gostar de fazer exercício, tornar isso uma prioridade e deve fazer um esforço enquanto o faz! O primeiro passo para começar a gostar de exercício é descobrir o que gosta de fazer… ou o que desgosta menos fazer!

Existem muitas opções por onde escolher: corrida, ciclismo, máquinas de cardio no ginásio, aulas de fitness em grupo, entre muitas outras escolhas. Se você se aborrece facilmente, tente mudar com frequência o tipo de exercício físico que faz. Encontre um amigo que gosta de fazer o mesmo tipo de desporto que você faz para fazer em conjunto. Se começar com uma atividade física que gosta é muito mais fácil manter a motivação.

As dietas rápidas não são as mais saudáveis, apesar de estarem muito na moda e muitas pessoas acabam por fazer. As das dietas de emagrecimento rápido mais conhecidas são a dieta da sopa dos pontos e a dieta da usp. A dieta da sopa é um plano alimentar que é baseado na sopa de repolho, fazendo com que o dietista como muita sopa e perca fome para os outros alimentos.

Apesar disso todas as dietas de hoje em dia são baseadas somente na redução calórica em vez de se concentrarem na alimentação saudável e na atividade física. Infelizmente nosso estilo de vida moderno deixa-nos sentados atrás de uma secretaria durante 8 horas diárias e a comida a que temos acesso está muitas vezes cheia de açúcar refinado e gordura saturada. As dietas rápidas não são a solução e se quer uma dieta para emagrecer deve saber ter em conta que isso não exclui a necessidade de fazer exercício físico para construir uma vida mais saudável.