Se tiver um índice de massa corporal baixo e deseja ganhar massa muscular deve seguir uma dieta para engordar e ganhar peso. Quando quer aumentar o seu peso deve fazer uma alimentação saudável de modo a preservar a sua saúde e ganhar massa muscular e aumentar a sua densidade óssea, sem aumentar demasiado a sua percentagem de gordura corporal.

A obesidade e o excesso de peso é um problema tão vasto que muitas pessoas podem perguntar a si mesmas porque é que alguém poderia querer ganhar peso? Existem várias razões para algumas pessoas desejarem ganhar peso. Uma dieta para engordar não é o contrário de uma dieta para emagrecer, pois queremos engordar, mas de uma forma saudável, ganhando massa muscular e não gordura.

Algumas pessoas são naturalmente magras e desejam ser maiores e mais fortes. Doenças degenerativas provocam perda de peso em excesso.

Doenças como a anorexia levam a perda de peso em excesso e provocam uma nutrição deficiente que pode ter consequências fatais. Muitos idosos têm problemas a preparar e cozinhar os alimentos e tem uma grande predisposição para um emagrecimento excessivo.

Seja qual for a razão pela qual quer fazer uma dieta para engordar, deve fazer isso de uma forma saudável. Os alimentos que consome devem dar-lhe as calorias, nutrientes e antioxidantes que o seu organismo necessita.

Para ganhar peso necessita de consumir diariamente mais calorias do que consome. Não deve pensar nas calorias que precisa para engordar. Se estiver a lutar contra uma doença que o fez emagrecer, deve falar com um médico sobre as suas necessidades calóricas diárias.

Uma boa forma de descobrir as calorias mínimas que deve consumir diariamente é através do cálculo do metabolismo basal e consumir mais calorias do que essa quantidade.

Quando descobrir a quantidade de calorias mínimas que deve ingerir diariamente, utilize um diário para anotar a sua ingestão calórica. Um diário de dieta ajuda a manter um registro das calorias que ingere diariamente e é um bom lembrete para saber quando deve comer mais e controlar se a sua dieta é equilibrada.

Comidas Saudáveis para Engordar

É importante comer alimentos saudáveis para se manter de boa saúde. Isto tem importância redobrada se está a recuperar de uma doença ou se esteve em subnutrição durante algum tempo. O objetivo na dieta para engordar é ganhar peso e em simultâneo melhorar a sua saúde.

Dicas Saudáveis para Engordar

É possível aumentar o número de calorias enquanto mantém a sua dieta para engordar saudável. Para aumentar as calorias pode seguir as seguintes dicas:

  • Adicione queijo, nozes e amêndoas, molhos feitos a base de azeite, nozes ou óleo de canola as saladas.
  • Coma alimentos ricos em carboidratos como batatas e o milho com mais freqüência.
  • Coma frutos secos ou sucos de frutas, são snacks saudáveis com muitas calorias.
  • Adicione molhos de natas ou de queijo aos pratos de peixe e de carnes.
  • Escolha ervas aromáticas e especiarias que aumentam o sabor da comida em vez de usar sal.
  • Adicione leite em pó na sopa e nos molhos para aumentar o número de proteínas e calorias.
  • Coma vários alimentos com muitos carboidratos na mesma refeição, por exemplo, batata, feijão e arroz no mesmo prato.
  • Coma chocolate preto como um doce especial. O chocolate preto tem antioxidantes que outros doces não têm.

Atenção: Quem não pratica exercício físico, diabéticos ou pré-diabéticos não devem seguir estas regras.

Os alimentos que ingere são importantes para além do número de calorias que contém. As comidas que ingere têm também os nutrientes, vitaminas e antioxidantes que precisa para viver bem e com saúde. Coma alimentos com muitas calorias que sejam saudáveis, não adicione comidas plásticas não nutritivas na sua dieta. A comida de plástico ou junk food contem muito açúcar e gorduras prejudiciais para a saúde – tem muitas calorias, mas não lhe dá os nutrientes que precisa. Certifique-se que come alimentos que têm bom valor nutritivo e que tenham também umas calorias extras.

Carboidratos

O organismo necessita de carboidratos para ter energia durante períodos de esforço físico prolongado. Os carboidratos não são o melhor combustível para o corpo, porque o corpo consegue utilizar gorduras e proteínas como fonte de energia quando for necessário. Como você precisa ganhar peso, deve ter a certeza que está a ingerir uma quantidade suficiente de carboidratos para dar energia e nutrientes suficientes para as suas necessidades.

As melhores fontes de carboidratos são as frutas, vegetais e cereais integrais.

Os vegetais e as frutas são a base de todas as dietas saudáveis. Não deve evitar vegetais saudáveis como o feijão verde e os espargos só por terem poucas calorias. As verduras têm um grande valor nutricional e pode adicionar calorias saudáveis utilizando molhos saudáveis, azeite, amêndoas, nozes ou queijo ralado.

Pode adicionar muita fruta na sua dieta para aumentar as calorias. As frutas estão recheadas de vitaminas e antioxidantes que lhe vão melhorar a saúde e o sistema imunológico. Em vez de beber refrigerantes, beba um sumo de laranja ou de outra fruta qualquer. Vai ter as calorias que precisa e vai ter muitas vitaminas que os refrigerantes não têm. Comer fruta ao lanche ou a qualquer hora do dia aumenta a sua ingestão de calorias de uma forma saudável.

A principal fonte de carboidratos hoje em dia são os cereais e farinhas. Deve comer sempre cereais integrais. Escolha o arroz e o pão integral, pois têm mais nutrientes e ajudam a absorver mais minerais e vitaminas.

Uma dica importante para ganhar peso é misturar carboidratos, coma batata, arroz e pão na mesma refeição. Desta forma a sua digestão vai ser mais lenta e vai absorver mais calorias e nutrientes.

Ganhar Músculo e Engordar

Uma dieta para engordar ajuda a ganhar peso, mas muitas vezes as pessoas estão num plateau, ou seja, não conseguem mais aumentar o seu peso. O desporto e exercício físico é uma parte importante em qualquer regime de emagrecimento e o mesmo acontece neste regime para ganhar peso e engordar.

Se quiser ganhar peso de uma forma saudável tem de aumentar a sua massa muscular através de exercício físico e treinos de resistência física.

Suplementos para Ganhar Peso

Um suplemento multi vitamínico e mineral é uma boa escolha para ter a certeza que o seu corpo tem todas as vitaminas e minerais que precisa. Algumas pessoas notam que a sua massa muscular aumenta quando tomam batidos de proteínas que contem misturas de aminoácidos como a creatina e a glutamina.

Tomar suplementos para complementar o seu treino de musculação e resistência física é uma das melhores maneiras de quebrar um plateau e aumentar a sua massa muscular e força nos treinos.

Exercícios para Ganhar Peso

O exercício físico é um elemento muito importante na jornada para engordar e ganhar peso e músculo. Os exercícios de resistência física, como a musculação ajudam a aumentar o tamanho dos músculos. Exercícios aeróbios como a corrida e a bicicleta são melhores para as dietas para emagrecer, pois podem fazer com que perca peso. O treino de resistência física pode ser feito num ginásio ou em casa com o equipamento próprio.

Lembre-se que demora algum tempo para ganhar o peso que deseja, a persistência de comer de forma saudável e fazer exercício de alta intensidade compensa e vai ajudá-lo nesta jornada de aumento de peso.

Quando está a seguir uma dieta para engordar deve ter em atenção os três principais fatores para ter sucesso: dieta e alimentação, exercício e musculação e um suplemento para acelerar os ganhos. O mais importante é ter persistência e continuar com a sua dieta para engordar e os seus exercícios até chegar aos seus objetivos. Para saber mais sobre como engordar veja os nossos outros artigos.

Uma dieta para engordar não deve ser feita com alimentos pouco saudáveis. A única forma de ganhar peso saudável é através do aumento da massa muscular, para isso é essencial um treino de musculação de alta intensidade. O exercício físico de alta intensidade ajuda a manter os hormônios em valores que aumentam saúde através do equilíbrio endócrino.